10 DICAS PARA IR TRABALHAR DIRETO DA BALADA SEM NINGUÉM PERCEBER

Especialistas ensinam como driblar uma noite em claro.

0
24

O que era pra ser só uma cervejinha com os amigos acabou se transformando em uma noite épica. Seria lindo, se você não tivesse que estar na firma em algumas horas.

O site do jornal El País consultou alguns especialistas do sono para dividir com os baladeiros de plantão algumas dicas de como tapear essa sonolência e enfrentar a labuta como se nada tivesse acontecido. Separamos as melhores, se liga.

1. Dormir vs. Não dormir

Se você chegou da balada duas horinhas antes de entrar na labuta, embora pareça tentador tirar um cochilinho rápido, não faça isso!

Segundo Milagros Merino Andreu, diretora do Programa de Medicina do Sono do Hospital Ruber Internacional, se a gente dormir profundamente nesse tempo, a inércia dará mais sono e vamos nos sentir mais cansados e “pesados”.

Mas, caso você seja do contra e queira mesmo tirar um soninho rápido, não coloque o despertador no modo soneca. Coloque-o para tocar no limite de tempo, ou seja, quando despertar você precisa se levantar, sem aqueles “só mais 5 minutinhos”.

XYZS, http://www.xyzs.com/app/504386929.htmlXYZS

 

2. Café da manhã

O sono é tanto que você prefere nem perder tempo comendo, certo? Nada disso. Comer nessa situação vai melhorar o seu humor e seu desempenho cognitivo, afirma Juan Pareja Grande, responsável pela Unidade do Sono do Hospital Universitário Quirón Salud Madrid.

Segundo o especialista, devemos apostar nos carboidratos (que nos fornecem energia) e evitar açúcares (pois dão sono).

Destemperados, http://www.destemperados.com.br/experiencias/roteiros-gastronomicos-buenos-aires-em-5-dias-para-iniciantesDestemperados

 

3. Bota a cara no sol

Segundo os dois especialistas, tomar um solzinho pela manhã vai ajudar a te deixar mais alerta. Você pode optar por sentar do lado da janela do busão que bate sol, por exemplo.

E nada de óculos escuros. Embora eles disfarcem sua carinha de ressaca, as lentes minimizam o efeito da claridade na retina, fazendo com que o raios solares não funcionem como um “despertador natural”.

Thoughful Paper, https://thoughtfulpaper.wordpress.com/tag/ilocos-norte/Thoughful Paper

 

4. Hora de trabalhar

Assim que chegar na firma, comece a trabalhar pelas tarefas mais difíceis. Ao longo do dia, as poucas horas de sono vão começar a pesar e a tendência é que fiquemos cada vez mais cansados, alerta Pareja. O que exigir mais atenção, realize primeiro.

TBN Sport, https://www.tbnsport.com/2016/11/17/local-man-hangover-work-rooney/TBN Sport

 

5. O bom e velho cafezinho

Sim, o café pode te ajudar a ficar mais acordado, mas lembre-se que a cafeína só vai fazer efeito depois de 20, 30 minutos. Então, se você quer parecer disposto durante uma reunião, tome o cafézinho um pouco antes dela começar.

Caso não seja fã de café, um chiclete pode ser sua salvação para não cair de sono enquanto seu chefe conta os novos planos da empresa, aconselha Orfeu Buxton, professor da unidade do sono da Escola de Medicina de Harvard.

Greatist, https://greatist.com/health/best-foods-hangoverGreatist

 

6. Interaja

Outra saída para tapear o sono é interagir. Converse, ande, gesticule o quanto for possível. Se você se aquietar, certamente o sono chegará com os dois pés na porta.

Por outro lado, se essa interação for em um nível profissional, onde vá conversar com clientes e fechar negócios, tente desmarcar essa tarefa.

“O problema é que a pessoa privada de sono é menos capaz de distinguir os sinais não verbais dos demais e fica de mau humor, podendo chegar a ser rude, o que dificultaria fechar um potencial negócio”, revela Buxton.

Annahar, https://www.annahar.com/article/34650-%D8%A7%D9%82%D9%88%D9%8A-%D8%B1%D9%88%D8%A7%D8%A8%D8%B7-%D8%B5%D8%AF%D8%A7%D9%82%D8%A9-%D8%AA%D9%86%D8%B4%D8%A7-%D8%A8%D9%8A%D9%86-%D8%B2%D9%85%D9%84%D8%A7%D8%A1-%D8%B9%D9%85%D9%84Annahar

 

7. Hora do rango

O almoço deve ser completinho, com proteínas, carboidratos e gorduras, mas nada de “encher a pança”. Comer demais já nos deixa com sono quando dormimos 8 horas, imagina em um dia onde você não dormiu quase nada? Pegue leve no bandeijão.

Se puder, opte por almoçar em lugares bem iluminados e, se possível, com a luz do sol, recomenda Pareja.

Iberostar Rocks, https://iberostarrocks.com/page/72/Iberostar Rocks

 

8. Depois do almoço

Essa é a pior hora, pois mais ou menos 8 horas após acordar o corpo sofre uma queda forte de energia, ou seja, o sono vem com os “dois pés no peito”.

De acordo com Pareja, o ideal seria tirar um cochilinho de 20 minutos para recarregar “a bateria”, pode ser sentado no carro ou em um cantinho mais reservado na firma mesmo… Mas não passe desse tempo. Dormir além disso será pior.

Driver Fear Help, http://drivingfearhelp.com/self-driving-cars/Driver Fear Help

 

9. Quase no fim

Ufa, o expediente está quase no fim e parece que suas forças também, né? Segundo os especialistas, uma pessoa com muito sono terá dificuldades para se concentrar, então use esse tempo para realizar tarefas pequenas, aquelas que você sempre adia, como organizar papelada, limpar a caixa de e-mails, etc.

Europe Vartha, http://www.europevartha.com/france-to-implement-unusual-labour-reform-right-to-ignore-work-emails/Europe Vartha

 

10. Casa!

No final da tarde, começo da noite, é possível que ainda passemos por um período de alerta, ficaremos mais dispostos, mas assim que esse pico baixar, vá pra cama.

Segundo os especialistas, não há mal algum ficar um dia sem dormir, afinal, o corpo consegue recuperar esse sono perdido em outros dias, mas jamais devemos tornar isso um hábito. Já falamos aqui sobre como a falta de sono pode afetar negativamente nossa saúde.

The Art of Manliness, http://www.artofmanliness.com/2014/10/20/how-to-get-a-good-nights-sleep/The Art of Manliness
Fonte(s): El País
Imagem de capa: Greatist

Comentarios

comentarios